quarta-feira, 10 de março de 2010

ERP,CRM,BI,SCM: O que significa essas siglas?












A definição de uma solução tecnológica adequada, independente do grau de complexidade dos sistemas, negócios e processos envolvidos, surge como uma das tarefas mais importantes no contexto empresarial atual que, cada vez mais, alia as oportunidades de negócios à velocidade de implantação e eficiência das soluções de TI que as sustentarão.

Deve-se observar que diante da importância de tal definição, a qualificação e a especialização da equipe que define soluções tecnológicas em uma empresa de grande porte devem ser diretamente proporcionais à importância desta organização. Estes profissionais devem perceber toda a complexidade sistêmica da organização, tanto em relação ao negócio quanto – e mais profundamente – em relação à arquitetura de hardware e software que envolve todo o parque tecnológico dela.



Há muitos anos o mercado corporativo vêm adotando diversas ferramentas de Tecnologias da Informação para gerenciar seus negócios e adquirirem melhoria de desempenho dentro do mercado que atuam. Entretanto as exigências dos clientes atuais não se restringem apenas à questão relacionadas com o produto final, mas também com o processo de produção e as conseqüências dele para a sociedade. A TI oferece uma séria de ferramentas com o intuito de melhor organizar e estruturar as empresas, entre esses sistemas destacam-se: ERP, CRM, SCM, BI, BSC, entre outros.




  • ERP (Enterprise Resource Planning) - é um conjunto de atividades executadas por um software multi-modular com o objetivo de auxiliar o gestor de uma empresa nas importantes fases de seu negócio; Tipicamente, um sistema ERP ou usa, ou está integrado a uma base de dados relacional (banco de dados multirelacional). Cada sistema ERP oferece um conjunto de aplicativos funcionais individualizados para aquisição; Muitos sistemas ERP’s são comercializados em um pacote com os módulos básicos oferecendo módulos adicionais em função do interesse individual de cada empresa. Esse sistema responde esta questão. Economizar dinheiro, aumentar a eficiência e continuar competitivo. Assim, existe para incrementar a empresa e a razão de ser do negócio jamais será satisfazer os requisitos de um sistema. A competição entre as empresas que desenvolvem o ERP com certeza tratará deste assunto, oferecendo maneiras individualizadas de manter a personalidade e pessoalidade do negócio. O sistema ERP responde esta questão. Economizar dinheiro, aumentar a eficiência e continuar competitivo. O sistema existe para incrementar a empresa e a razão de ser do negócio jamais será satisfazer os requisitos de um sistema. A competição entre as empresas que desenvolvem o ERP com certeza tratará deste assunto, oferecendo maneiras individualizadas de manter a personalidade e pessoalidade do negócio.



  • CRM é um sistema integrado de gestão com focalização para o cliente, constituído por um conjunto de procedimentos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios, do Inglês "Busines Proccess Management" (BPM). O software que auxilia e apoia esta gestão é normalmente denominado sistema de CRM. Os processos e sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem que se possa controlar e conhecer as informações sobre os clientes de maneira integrada, principalmente através do acompanhamento e registo de todas as interacções com o cliente, que podem ser consultadas e comunicadas a diversas partes da empresa que necessitem desta informação para orientar as decisões a tomar.




  • SCM - (Supply Chain Management, ou em português GCL, gestão da cadeia logística) aos instrumentos e métodos que visam melhorar e automatizar o abastecimento, reduzindo os stocks e os prazos de entrega. Fala-se assim de trabalho “em fluxo tenso” para caracterizar a redução ao máximo dos stocks em toda a cadeia de produção. Os instrumentos SCM apoiam-se nas informações de capacidade de produção presentes no sistema de informação da empresa para passar automaticamente ordens de encomendas. Assim, os instrumentos SCM estão fortemente relacionados com o Software de Gestão Integrada) (ERP, Enterprise Resource Planning) da empresa. Idealmente, um instrumento SCM permite seguir o andamento das peças (fala-se de rastreabilidade) entre os diferentes intervenientes da cadeia logística. . .

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/analise-aponta-sap-como-lider-mundial-em-crm-erp-e-scm/16270/





3 comentários: